domingo, 27 de janeiro de 2013

O Universo da Saga

Eu sempre quis ler um livro que tivesse como universo o mesmo da Saga Cidade de Cristal. Já li alguns nesse estilo, mas não com tanta fantasia, tanto mistério e suspense envolvidos. E sempre as coisas já começam do "bam!", sem ter uma preparação antes. Oras, o mundo inteiro precisa ser preparado, tipo assim, uma estrutura global não se monta da noite para o dia.

O legal do Guerra Negra é que ele é essa preparação. Então, qual o universo dessa história intrigante?

Guerra Negra começa em 2021. O mundo tá bem diferente do que é hoje. Primeira coisa: as pessoas se tornaram muito obesas com problemas cardíacos entre outros por causa da má alimentação. Então, numa reação a isso, as pessoas tentaram se tornar mais saudáveis. O reflexo é que tudo ficou diferente. As lanchonetes, inclusive a McDonnald's, se tornaram "coisa do passado", obsoletas, e só existem nos guetos. Os restaurantes vegetarianos se popularizaram. Lanchonetes fast foods que estavam em alta eram as de nome Anthurius, que se especializou em fornecer hambúrgueres de soja, sucos diversos, saladas diferentes, tudo para atender ao publico jovem. Mas outras coisas estavam em alta também.

O petróleo estava em alta. Muito em alta. Tanto que a Rússia ameaçava atacar a Faixa de Gaza em busca de petróleo. O Brasil ameaçava entrar também nessa guerra, apesar de ser autosuficiente em petróleo e o maior produtor de etanol do mundo. O que é um paradoxo. Parece que o etanol ainda não tinha caído no gosto da população mundial. Mesmo assim, para ser o maior produtor do mundo, o Brasil devastou boa parte da floresta Amazônica, em busca de terras férteis para o plantio. O que dividiu a opinião pública: se era para melhorar os combustíveis do planeta e causar menos impacto ambiental, o que seria alguns hectares de terra a menos para a floresta e mais hectares de plantio de "combustivel bom"? Enfim...

Nesse meio tempo, o México descobriu uma jazida riquíssima de urânio, e fecha suas fronteiras, se protegendo do mundo e não permitindo que ninguém saiba o que vai fazer com essa jazida. Surgem expectativas militares de que o país se torne uma ameaça à paz mundial, se tornando um grande produtor de bombas atômicas. Vários países ameaçam atacar o México. Alguns o embargam economicamente.

É quando a Guerra Negra, a guerra pelo petróleo, estoura. Mas isso é só o pano de fundo da história. Tudo isso é contado por meio de notícias de telejornal durante o livro, que às vezes ninguém tá prestando atenção, enquanto estão absorvidos pelos seus próprios problemas pessoais, como Keren tentando entender o que aconteceu na festa de aniversário de Junius e porque acordou parada em frente à porta de sua casa, de pé, sem se lembrar de nada do que aconteceu para chegar ali; ou porque Josh fala constantemente em ela ter sido escolhida para alguma coisa mas que não podia contar, ou porque sente uma atração quase incontrolável por Orion, ou porque sua nova amiga, Maureen, desapareceu misteriosamente. Esses são os fatos que estão em jogo no início do livro, permeados pela iminência da Guerra Negra, na primeira parte.

Na segunda parte do livro, a Guerra já está declarada e rolando há sete anos. E tipo, acontecem muitas coisas, a paisagem global muda, etc e tal, e aí Keren começa uma peregrinação para cumprir seu destino. Mas isso aí já é spoiler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário