Entrevista com a Autora

Gente, consegui essa entrevista com a autora da Saga. Não foi tão difícil, pois, como ela não é uma autora famosa (ainda... hehehe), eu mandei um email pra ela e ela me respondeu com a maior gentileza. Gostei. Tomara que continue assim...

Bom, fiz algumas perguntas sobre os livros e tal. Então, estou colocando aqui pra vocês.

Janaína Aleixo - Você sempre gostou de escrever?

Débora Falcão - Sim. Mas não como se vê hoje. Eu gostava de inventar histórias para meus bonecos e brinquedos, e contá-las para eles sempre de um modo diferente. A cada dia, acrescentava algum detalhe... e no fim de alguns dias a história estava tão grande e tão rica que eu tinha que trocar de história, pois não dava mais para "mexer" nela. Isso foi um início. Mas não iniciei minha vida nas artes por aí.

JA - Eu li que você é formada em Artes Cênicas, e sua área é teatro e música. Como pode conciliar as coisas com a literatura, e como surgiu a literatura na sua vida?

DF - Muito simples... para quem é artista, a arte corre nas veias de um modo muito natural. Se o artista for, digamos assim, polivalente em arte, ele pode passear por diversas modalidades artísticas com a mesma naturalidade com que faz arte. É suave e tranquilo como respirar, pois disso depende o próprio artista.

JA - Soube por sua Fanpage no Facebook que será uma saga de quatro livros. Desde o início quis escrever quatro?

DF - Na verdade não está definida a quantidade de volumes da Saga. Eu já tenho quatro títulos, para quatro livros, e a sequência deles. Mas, depois que publiquei a notícia, já tive vontade de escrever um outro, ou dois, mas como Spin-off da saga, e não realmente uma continuação. Livros independentes, mas que circulam no mesmo ambiente e universo intelecto-artístico da Saga.

JA - O livro tem uma grande carga de religiosidade, com diversos segmentos religiosos. O fato de você ter sido criada numa religião influenciou essa saga?

DF - Com certeza. Não tenho dúvidas. Mas quero deixar bem claro que a religiosidade contida no livro é levado a um âmbito bem maior, a um universo global de religiões. Não quis generalizar nada. Mas tive que criar uma religião nova para usá-la no livro, e não ferir as outras religiões. É uma religião que seria pacífica, pois uniria várias outras religiões e os pontos comuns entre elas. Só que há algo de muito obscuro por trás dessa "religião perfeita e maravilhosa", que só quem leu o livro poderá compreender.

JA - Por que você escolheu este universo? O da paz mundial?

DF - É um tema muito em voga ultimamente. E isso lança diversas discussões. Será que a Paz Mundial virá só com uma guerra? Será que a paz está ligada intimamente à postura global e política ou tem a ver também com a visão individualista das pessoas a respeito daquilo que os cerca? A personagem Keren achava que tudo o que a cercava, politicamente falando, nada tinha a ver com ela. Apenas as autoridades deveriam resolver. Mas tudo nos afeta. Nós faremos o que com isso? Esse é um tema muito interessante, e quis me esgueirar por ele também por causa de meu avô, ao que nós iremos para a resposta de sua próxima pergunta...

JA - Vi que você dedicou seu livro ao seu avô. Por quê?

DF - Meu avô faleceu em 2011. Estudou Escatologia (um ramo da teologia que estuda especificamente as profecias dos fins dos tempos, ou apocalípticas, e dos profetas antigos, relacionadas ao final dos tempos) por mais de 50 anos. Suas teses de conclusão de seus cursos foram baseadas nesse assunto. E ele adorava falar sobre isso. Tive influência disso. Como este livro e toda a saga permeia este assunto, quis dedicar a ele.

JA - Por que os nomes dos livros?

DF - Bem, primeiro por causa do universo deles. Guerra Negra é o início de tudo, como Keren descobriu porque ela fora escolhida, qual a origem de Junius de Margeau, como Keren conheceu Josh, o início de como o mundo caminha para se tornar a estrutura política dos próximos livros. E tudo isso começa com a Guerra Negra, a terceira guerra mundial. Mas, acima de tudo, é um romance, entre Keren e Josh, tendo que enfrentar tantos problemas muito maiores que eles. Os demais, Império da Luz, As Duas Testemunhas e Abismo, têm a ver com suas histórias, mas não vou contá-las aqui, para evitar spoilers.

JA - Já agradeço a disponibilidade! Obrigada!

DF - Eu é que agradeço. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário